Aprendizado Duradouro Matson, Matsumoto SENSEI and Japan Friends - Toquio Japão


Prof. Koukichi Matsumoto,  DDS, PhD  Professor & Chairman Dept. of Endodontics, Showa University, Japan

Um pouco da História Contada pelo Professor Carlos de Paula Eduardo
Em 1992, recebíamos também na FOUSP, o Prof. Koukichi Matsumoto da Showa University, Japão, para ministrar cursos de Laser em Odontologia.
Em 1992, começou também um forte intercâmbio nacional com o IPEN, através do Prof. Dr. Nilson Dias Vieira Jr., Prof. Dr. Spero Morato e da Profa. Dra. Denise Maria Zezell. Esta cooperação permanece hoje apoiada pelo superintendente do IPEN, Prof. Dr. Cláudio Rodrigues. Iniciamos também um intercâmbio internacional com o Prof. Norbert Gutknecht da Aachen University, Alemanha.
Em 1994, através de um projeto FAPESP, o Prof. Dr. José Luiz Lage-Marques e eu éramos enviados para estagiar na Showa University, em Tokyo, no Japão, sob supervisão do Prof. Koukichi Matsumoto.
No período entre 1990 a 1995, a FOUSP se preocupou em formar professores para pesquisar, estudar e se aperfeiçoar nesta área de tecnologia de ponta.
Em 1995, ainda no Departamento de Dentística e na Primeira gestão do Prof. Edmir Matson, como Diretor da FOUSP, era inaugurado o Primeiro LELO (Laboratório Experimental de Laser em Odontologia).
Recebíamos então nosso primeiro laser de alta potência Nd:YAG através da Pós Graduação de nossa Faculdade.
Logo em 1997, através de um projeto FAPESP, conseguíamos um “grants” para aquele que seria o projeto Er:YAG laser – aproximadamente U$70.000,00 dólares para este segundo laser de alta potência, que representou uma revolução em termos de interação laser com a estrutura dental.
A partir daí começou uma fase muito importante em 1999, com a instalação do segundo LELO, com 60m2, coincidente com a criação do Primeiro Mestrado Profissionalizante Lasers em Odontologia IPEN-FOUSP, aprovado pelo MEC e CAPES, e agora também pela Universidade de São Paulo.
No mesmo ano já tínhamos a Disciplina Laser em Odontologia na Pós Graduação Acadêmica da FOUSP.
Recebíamos mais um laser de argônio da FAPESP, através de um projeto da Profa. Dra. Miriam Lacalle Turbino.
Recebíamos também um laser de alta potência de CO2 através de um projeto da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia (FUNDECTO), entidade conveniada com a FOUSP.
Em 2000, iniciávamos um convênio com a Opus Dent de Israel e recebíamos dois lasers de alta potência, um deles com dois comprimentos de onda, um de Érbio e outro de CO2 , e o outro laser o Opus 10 (diodo) de média potência, com a finalidade de desenvolvermos pesquisas com os mesmos.
Recebíamos também equipamentos de baixa potência, como doação, das firmas MMOptics, DMC, Kondortec e Laserbeam, todas nacionais.
Há dois anos, na gestão do Prof. Dr. José Fortunato F. Santos, como Diretor da FOUSP, conseguíamos a área para a construção do nosso terceiro Centro.
Em muito nos auxiliou o FUNDUSP, através da orientação do Dr. Sérgio Luiz Assumpção, na agilização de todo o processo para o bom andamento da obra, bem como na fiscalização da execução da mesma, com a sua equipe de engenheiros. E também, agora, com o Prof. Dr. Antonio M.A. Massola, novo coordenador do espaço Físico da USP. Ao arquiteto Chida, foi entregue o planejamento e acompanhamento arquitetônico.
Diversas empresas aqui representadas colaboraram com a doação de equipamentos e as mesmas estão relacionadas em uma placa especial na recepção do novo centro.
Deveremos receber, num futuro próximo, o laser de alta potência de Er:Cr YSGG, através de uma ponta do Projeto CEPID, FAPESP, que teve como liderança inicialmente o Prof. Dr. Carlos Henrique de Brito Cruz, agora o Prof. Hugo Fragnito representando a UNICAMP, bem como o Prof. Vanderley S. Bagnato representando a Física da USP de São Carlos e o Prof. Nilson Dias Vieira Jr., representando o IPEN. É um prazer muito grande a FOUSP poder fazer parte deste projeto que é de grande relevância para os grupos de pesquisa ligados à FAPESP.
Na fase final da obra, nos socorremos do Assessor do Reitor, o Prof. Dr. Celso de Barros Gomes, que também agilizou esta fase de conclusão, intercedendo junto à Prefeitura da USP, que através da competência do Prof. Massucato, otimizou o arruamento em frente ao prédio das clínicas, removendo mais de trinta caminhões de pedras, realizando o projeto dos jardins, asfalto, das ruas laterais, cabine de forças suplementar para o novo centro e conseqüentemente tornando viável esta inauguração.
Não podemos nos esquecer de todo o esforço do Sr. Diretor, Prof. Dr. Edmir Matson e da sua Assessoria de Funcionários , no empenho para que esta obra se tornasse uma realidade. O Prof. Edmir, sempre esteve ao nosso lado, com apoio e suporte nos momentos de máxima importância.
Um agradecimento a Cida, secretária do centro, e a todos os funcionários, professores dos cursos de pós graduação e graduação, bem como alunos estagiários deste Centro, que formam um grupo de relevância para a área, do qual muito nos orgulhamos.

Comentários

Postagens mais visitadas