Espaço Aberto - Perfil REVISTA DA USP

arte com imagens do arquivo pessoal de angelita e foto de Cecília Bastos

 
 
 
 
texto: Daniel Fassa
Fotos: Cecília Bastos e Arquivo Pessoal















©: arquivo pessoal
Quando garoto, Lage-Marques foi contra-baixista da banda Os Aranhas.





©: arquivo pessoal
Lage-Marques em sua viagem a Bom Jardim � PE, pelo Projeto Rondon.




©: arquivo pessoal
Capitão Lage-Marques e o cacique Tacumã, no Posto Leonardo da Reserva Indígena do Xingu, onde prestou serviços no período em que esteve na FAB.






©: arquivo pessoal
Lage-Marques participa de evento da IADR em Baltimor, nos EUA. No centro, Hector Lanfranch, Presidente da Federação latino-americana da IADR; à direita, Olga Zambrano, Presidente da Divisão da Venezuela.






©: arquivo pessoal
Lage-Marques em passeio com os filhos ainda pequenos.
Desde muito jovem, José Luiz Lage-Marques valoriza a promoção de políticas públicas na área de saúde. Não por acaso, escolheu a carreira de odontologia para colocar em prática um de seus principais valores: o serviço. Nessa caminhada, passou por projetos universitários de assistência a populações carentes, ajudou a trazer para o Brasil uma tecnologia que revolucionou o tratamento odontológico e se tornou um dos diretores da principal associação de pesquisa em odontologia do mundo.
Natural de São Paulo, Lage-Marques sempre estudou em escolas públicas da capital paulista. Durante o primário e o ginásio, foi um grande praticante de esportes e chegou a ser jogador federado de vôlei pelo Palmeiras. �Eu joguei uma boa parte no mirim, no infantil e princípio do juvenil. Quando terminei o ginásio, me desliguei definitivamente. Vários dos colegas que continuaram jogando foram campeões pela seleção brasileira, como o Willian Carvalho.�
O dentista se lembra até hoje do professor que o encaminhou para o esporte: �No colégio, tive excelentes professores de educação física. Um deles foi o Pedrão ( Pedro Henrique de Toledo ), que é aposentado aqui na EEFE (Escola de Educação Física e Esporte da USP). Ele foi técnico do João do Pulo, depois foi preparador físico da seleção de basquete�.
Também no período de colégio, Lage-Marques atuou como músico profissional e se tornou contrabaixista da banda Os Aranhas, formada por �jovens músicos que se diziam talentosos�, como ele mesmo a descreve. O grupo era contratado de um programa da TV Bandeirantes chamado Miniguarda, mas também se apresentava em outros canais de televisão. �Nós tínhamos algumas músicas próprias e fazíamos cover de Beatles, Rolling Stones, entre outras. Até hoje, somos um grupo bem fiel de amigos-irmãos: um médico, um engenheiro, um publicitário, um pesquisador e um dentista�, revela.
O ingresso na faculdade de odontologia transportou Lage-Marques para uma nova realidade. Agora, esporte e música não seriam mais vivenciados como atividades profissionais: continuariam a fazer parte de sua vida, porém como hobby. Em seu lugar, o engajamento político e social teriam prioridade.
Com essa mesma intenção, ele participou do Projeto Rondon, que leva universitários de diversos campos do conhecimento a atender populações instaladas em áreas carentes de profissionais. �Fiz atuações locais (Santo Antônio de Posse � SP), que eram atuações iniciais de treinamento. Depois tive duas incursões para o Nordeste (Bom Jardim e Água Preta � PE)�, relembra.
No final da faculdade, como não tinha condições de abrir um consultório particular, Lage-Marques prestou concurso e se tornou cirurgião-dentista da Força Aérea Brasileira. Nessa ocasião, teve seu primeiro contato com aquilo que se tornaria sua especialidade pelo resto da carreira, a endodontia (área que trata do âmbito interno do dente, fazendo tratamento de canal, por exemplo): �Qual não foi o meu espanto quando, na apresentação, o chefe de serviço perguntou qual de nós gostaria de ser responsável pelo serviço de endodontia do 4º Comando Aéreo Regional. E eu brinco que até hoje não sei se eu dei o passo à frente ou se os outros que estavam comigo deram o passo atrás�.
A partir de então, o dentista aprofundaria cada vez mais seus conhecimentos, com muita leitura, cursos e seminários. Em 1981, iniciou um curso de especialização em endodontia na Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas. Pouco depois, passou a fazer parte da equipe do professor responsável pelo curso, João Humberto Antonizzi, como assistente clínico. O início da vida acadêmica se daria, por sua vez, na Universidade de Taubaté, onde começou a lecionar em 1983 e atua até hoje, como encarregado da pós-graduação. Com o ingresso no mestrado da USP, em 1985, Lage-Marques passa a ocupar o cargo de auxiliar de ensino na Universidade. Daí para a conclusão do doutorado e do pós-doutorado passaram-se 12 anos. Em 1997, o dentista torna-se livre-docente da USP.
Lage-Marques aproveitou seu pós-doutoramento � que foi feito na Universidade de Showa, no Japão � para, juntamente com o professor Carlos de Paula Eduardo, trazer ao Brasil uma nova tecnologia de tratamentos odontológicos baseada na utilização de laser. �Nós fomos ao Japão na busca de alternativas para a instalação de um centro aqui na Faculdade de Odontologia da USP (FO/USP). A nossa idéia não era só experimentar, mas reconhecer a infra-estrutura e sonhar com instalação aqui na FO. Com auxílio da Fapesp, em 1995 nós já tínhamos um centro de pesquisa e atendimento de laser na faculdade�, comemora.
 Entre 2000 e 2002, ele foi presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica e, em 2004, passou a fazer parte da diretoria da Associação Internacional para Pesquisa Odontológica (IADR, sigla em inglês). 
Apesar das tantas atribuições, Lage-Marques é casado, tem três filhos � duas meninas, já formadas, e um menino, cursando a faculdade � e vive um bom relacionamento familiar.
Nesse ponto, Lage-Marques deixa transparecer um dos principais valores que nortearam sua própria vida: �Uma pessoa boa para o mundo é aquela que tem valores de doação, que é líder, mas um líder que serve, um líder que está pronto, está disponível, que valoriza a própria missão e oferece benefícios aos próximos. 

Comentários

Postagens mais visitadas