Pequenas batidas podem levar à perda do dente de crianças



Não há quem seja indiferente. Sorriso de criança é alegria instantânea, capaz de deixar mais leve até o mais pesado dos dias. Mas há que se concordar: não é fácil cuidar das crianças. Elas têm sempre um machucado, e como sofrem os dentes nessa hora. Mesmo pequenos acidentes domésticos podem levar a um trauma e à perda do dente. Pode acontecer em esportes radicais, no futebol, no basquete, em qualquer atividade em que haja pessoas em movimento - principalmente, crianças e adolescentes.



  o adolescente que tropeça na sua própria perna, que rapidamente levanta da cama. Não conhece a sua própria força, o seu ambiente”, explica o especialista em endodontia José Luiz Lage Marques.


Pode ser também um acidente doméstico: a mãe que leva uma cabeçada do filho, uma batida que parece sem consequência. Como foi o tombo de Rafael, há três meses, durante uma brincadeira.
“Ele não reclamou. Dei gelinho para ele e tudo, não sangrou também”, conta a cozinheira Ana Lúcia Ferreira
Rafael, de 4 anos, continua a exibir o mesmo sorriso bonito das fotos. Mas um dos dentes começou a escurecer. “Eu tenho que levar ao dentista, porque está ficando escurinho. O cartão-postal dele está ficando feio”, reconhece a cozinheira Ana Lúcia Ferreira. Para os dentistas, Ana Lúcia deveria ter tomado essa providência logo depois do acidente. Qualquer trauma leve, como uma batida fraca no rosto, por exemplo, pode ser o suficiente para causar danos ao dente. Muitas vezes, como não sentiu dor ou algum incômodo, a vítima acaba esquecendo o acidente. Só vai lembrar tempos depois, na cadeira de um dentista. "A batida leve do jogo de basquete, da cotovelada do jogo de futebol, a cabeçada do filho, o encontro de dentes na hora do beijo são detalhes importantes que devem ser observados. Qualquer tipo de traumatismo, independentemente do desconforto, da sequela visível ou não visível deve merecer uma visita imediata”, destaca um especialista.
O choque aparentemente inofensivo pode causar sequelas irreversíveis. Dependendo do impacto, a batida pode atingir o nervo da polpa, a parte interna que dá sustentação ao dente. Isso pode acelerar o envelhecimento do dente afetado. A única saída para evitar a perda é o tratamento de canal. Em batidas mais fortes, os dentes vizinhos também podem ser afetada.

Comentários

Postagens mais visitadas