EndoVac - Uso clínico do método de Irrigação em Endodontia.

O estudo recente MEV mostrou que o EndoVac remove o smear layer desde 1 mm do comprimento real de trabalho empregando  um sistema seguro. Em estudos microbiológicos foi comprovada a eficácia EndoVac resultando em 100% de culturas negativas em comparação com uma taxa de insucesso de 33% com irrigação tradicional .



Radiografia pós-operatória após o uso de irrigação com o sistema EndoVac, mostrando canais laterais e delta apical preenchido nos 2 mm finais da raiz.


A cânula principal do sistema é usada para manter uma câmara pulpar preenchida sem permitir o extravasamento do liquido irrigador (A). Ao mesmo tempo proporciona irrigação  e (B) aspira o excesso de liquido irrigador. Os cuidados são que o operador não deve dirigir esse fluxo na direção de canal.


Acoplar o sistema a uma cânula tradicional para a aspiração realizada por bomba a vácuo(a). A divisão da aspiração em dois pontos ocorre pelos adaptadores e mangueiras finas. Os acessórios em cor laranja são conectados a seringa Luer, aspiração e irrigação(b) e na canula de irrigação e aspiração adaptados na seringa de  hipoclorito de sódio (c), empregada durante o tratamento.



A macrocânula é adaptada para a apiração intracanal em uma pequena peça de mão apenas  com uma leve pressão (a), o encaixe Luer  no tubo de ligação branco é inserido na parte de trás(b); na clínica, após a instrumentação completa, a tampa branca é removida do conector (c) e, finalmente  montada a  microcânula (d) .


Após a esterilização o prendedor e a  microcânula são montados e diponibilizados na área de trabalho. A  capa protetora da microcânula, é bem ajustada de deve ser forçada por pressao digital com pressão. A cânula, descartável, chega até o milimetro final do preparo.  Para o uso clínico remove-se a capa protetora (c) e marca-se o comprimento de trabalho(d).



Written by G. John Schoeffel, DDS, MMSMonday, 01 June 2009 

Comentários

Postagens mais visitadas