Nova turma, Novos desafios, Novos amigos... ENDOFOUSP 2011

A atividade docente compreende a avaliação do processo ensino-aprendizagem nos seus domínios: cognitivo, psicomotor e comportamental. Nas disciplinas da área da saúde, a  avaliação de atividades práticas é fundamental. Na Endodontia, a correta preparação do aluno  deve seguir um planejamento tanto laboratorial quanto clínico, em ambos adotando-se o ensino de várias etapas operatórias que compõem o tratamento endodôntico. Estudos permitiram concluir a estreita relação entre o aprendizado do ensino teórico e sua aplicação nas atividades pré-clínicas. A avaliação do processo ensino-aprendizagem se torna fundamental a fim de evitar a subjetividade nas avaliações. O objetivo deste estudo foi descrever o instrumento
utilizado na avaliação do processo ensino-aprendizagem nas atividades laboratoriais pré-clínicas na disciplina de Endodontia I da UFPB. Os autores mostraram através da vivência que o instrumento apresenta um caráter de praticidade e aplicabilidade,  possibilitando a identificação de fases críticas do aluno e seu controle; facilitando a obtenção dos resultados imediatos, como também o acompanhamento do processo ensino-aprendizagem nas aulas práticas; facilitando a atuação do professor quanto avaliador; evitando a subjetividade nas avaliações; e possibilitando traçar um perfil, da situação do aluno em termos comportamentais e técnicos no Laboratório pré-clínico.
Andréa Lins Leitão da Cunha , Ana Clara Catão Quirino, Ângelo Brito Pereira de Melo, Juan Ramon Salazar-Silva

Centro de Ciências da Saúde/Departamento de Odontologia Restauradora/MONITORIA


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