Na época que escola pública era sinônimo de qualidade de ensino


GRUPO ESCOLAR PEREIRA BARRETO

O feriado paulista de 9 de julho foi instituído pela Lei Estadual nº 9.497, de 5 de março de 1997, para fixar como data magna do Estado de São Paulo o dia da deflagração da Revolução Constitucionalista de 1932.


Em 1932, a nossa escola funcionava no prédio da Rua Antonio Raposo, onde atualmente está a E. E. Anhanguera, mas o que pouca gente sabe é que o patrono da E. E. Anhanguera foi escolhido por causa do alto-relevo em gesso que se encontra na entrada do prédio atual da E. E. Pereira Barreto, na esquina das Ruas Clélia e Nossa Senhora da Lapa, que foi construído nos anos 1940.


Ocorreu que, em 1948, na cerimônia de inauguração da nova escola pública do bairro da Lapa, o então Secretário da Educação, Sr. Fernando de Azevedo, percebeu os dois painéis na entrada do edifício: o da esquerda, em homenagem à Educação e a Religião, com a figura do Padre José de Anchieta catequizando os índios, e o da direita, em homenagem ao espírito empreendedor paulista, com a figura do bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, mais conhecido como, Anhanguera.


GRUPO ESCOLAR PEREIRA BARRETO, EU ESTIVE LÁ.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas