Dez passos para ter a saúde bucal impecável





1- Profilaxia - Visitar o dentista duas vezes ao ano e fazer a higiene bucal depois de todas as refeições. Parece simples, mas, ainda assim, poucas pessoas cumprem essa meta. Para ajudar no planejamento de 2014, o dentista e especialista em estética bucal, Joel Mauri dos Santos, elaborou uma lista com dicas essenciais para manter a saúde bucal em dia. Nesta consulta, o profissional faz uma profunda higienização, polimento dos dentes e remoção de tártaros, deixando os dentes mais claros, limpos e com mais brilho. O tempo de intervalo do controle preventivo varia a cada caso.
2- Higiene bucal
Siga as recomendações do seu dentista para ter uma boa higienização. Escove os dentes diariamente, depois de todas as refeições. Caso o dia tenha sido corrido, não durma sem fazer a higienização, uma vez que durante a noite o fluxo salivar diminui.
3- Escolha a escova certa
Na maioria dos casos, a escova indicada deve ter cerdas macias para não machucar a gengiva. O ideal é que o cabo seja confortável e sem muitos detalhes para não acumular sujeira.
4- Alimentação
Mantenha uma alimentação saudável, pois alguns alimentos auxiliam no processo de limpeza, como a maçã, e outros são importantes para a formação de cálcio para os dentes, como a couve, espinafre e amêndoas.
5- O jeito certo de usar fio dental
O fio dental deve ser usado diariamente. O melhor é usar antes da escovação já que sempre que passamos o fio dental deslocamos parte da sujeira, que precisa ser removida com a escova. Faça movimentos contra o dente de cima para baixo (arcada superior) e de baixo para cima (arcada inferior) segurando o fio dental firmemente e movendo-o para fora da gengiva.

6- Avaliação clínica
Faça avaliação clínica digital uma vez ao ano. Nesta consulta, o dentista avalia dente por dente e também a gengiva. Além disso, são feitas imagens com uma câmera intraoral que ficam arquivadas na documentação do cliente. É um exame clínico da saúde oral do paciente.
7- Radiografia
Em média, a cada três anos, deve ser feito um levantamento radiográfico, que é similar a um exame de sangue. Com ele é possível ver a estrutura óssea dental do paciente. Muitos procedimentos são diagnosticados por meio de raios-X.
8- Beba água
Beber água previne mau hálito e doenças como cárie. 
9- Lembre-se da língua
É muito importante fazer a limpeza da língua na higienização bucal. O limpador deve ser passado todos os dias para evitar o acúmulo de bactérias e, consequentemente, o mau hálito.
10- Tratamento ortodôntico
Vale fazer uma avaliação com o ortodontista. A mordida cruzada pode afetar o desenvolvimento da mandíbula e maxilar, além dos ossos da face. Já os dentes apinhados dificultam a limpeza correta.

Comentários

Postagens mais visitadas