Manifestação Ruy "FBE" (1) - Forum Brasileiro de Endodontia

Tuesday, July 03, 2012 2:41 PM

Eduardo e eu, estamos em fase de repouso após dias atribulados cuidando da Reunião do FBE e do livro.
Eduardo está menos acelerado por conta do nascimento de Isabel que veio fazer companhia para Beatriz. Precisa mais?
Eu continuo em fase de silêncio meditativo. Nas horas vagas trabalho, estudo e dedico àquilo que mais gosto de fazer: cuidar do fórum.
Tudo foi feito com carinho muito especial dedicado aos nossos queridos amigos foristas.
Quanto a Reunião, estamos fechando as contas junto com GabrielaTur. Torcemos pelo êxito do fechamento das contas. As despesas são enormes. Procuramos fazer o melhor. Como você testemunhou, investimos muito na parte audiovisual, na grade científica, no social, nos entornos. Estamos conscientes de que muitas falhas aconteceram. Mais por conta de nossa experiência e menos por causa de nossa negligência. Somos dentistas, não somos executivos.  Acho que conseguimos algo importante para a odontologia brasileira.
Quanto ao livro, preferíamos chamar de Compêndio. A Editora nos convenceu com argumentos sólidos a trocar de nome por motivo de marketing. A troca foi acertada de comum acordo entre a editora e os coordenadores. Pecamos por não termos consultado os 70 colaboradores. Não é desculpa mas a comunicação entre todos foi muito difícil. A editora foi corretíssima.
Foi lembrado que todas as edições da obra do Congresso - CIOSP - tiveram vendas fraquíssimas pelo fato de atingir um público muito pequeno e específico - apenas participantes do CIOSP.
Foram muitos os argumentos apresentados por especialistas da área, lembrando que a Editora Santos associou-se a uma empresa internacional.
Esta, cujo nome é GEN / Grupo Editorial Nacional, reúne as Editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica, Forense, Método, LTC, E.P.U e Forense Universitária. Quem sugeriu a troca do nome foi a diretoria do GEN com uma visão mais contemporânea, abrangente e moderna, inclusive com planos para publicação em língua estrangeira e edições em i-Book. O nosso objetivo é a divulgação. Não há interesse no lucro financeiro. Como pagamento, os coordenadores receberão livros no final das vendas (1.200 exemplares, 10 % - o que equivale a 120 livros)
A venda destes livros será totalmente revertida para a "sobra de caixa" para futuras despesas do fórum, por sugestão do Eduardo. 
Na década de setenta, Valdrighi da Unicamp e eu - coordenadores - publicamos um dos primeiros livros de endodontia do Brasil. Foram comercializadas duas edições. Não tivemos nenhum lucro financeiro. Inclusive a editora fechou - Editora Aloisi - Piracicaba.
Na edição do livro do fórum, tivemos um trabalho gigante. Dificilmente os colaboradores respondiam os nossos e-mails. Houveram algumas exceções. Aparecida Ferraz da Silva, Wania Santos e demais funcionários da GEN/Santos tiveram um trabalho enorme e extremamente dedicado. Muitos colaboradores - nem todos - tem pouca experiência em publicações, o que não desvaloriza os seus méritos. Daí a ocorrência de grandes dificuldades involuntárias. As fotos tiveram que ser reformuladas inúmeras vezes, o que demandou muito tempo, trabalho e dedicação plena, inclusive com a ajuda de experts no assunto. Muitos    colaboradores são testemunhas.
Tentamos tirar os nossos nomes na capa para satisfazer alguns colegas, mas a direção recusou por fugir dos padrões internacionais.
A editora enviou uma amostra da capa com o nome : Ruy HIzatugu / Eduardo Fregnani e pleiteamos para mudança: Eduardo Fregnani / Ruy Hizatugu e a inclusão de Coordenadores a pedido dos  colegas dissidentes. Houve necessidade da troca urgente da capa que já estava pronta. Demandou muito trabalho e a editora aceitou o nosso pedido com a maior boa vontade.
O FBE foi uma ideia do Eduardo que desde o começo teve o meu apoio incondicional por acreditar nos seus nobres objetivos. Estou imensamente feliz porque em nenhum momento os objetivos foram negligenciados. Houve sim, superação com muita clareza e humildade.
Contratempos entre membros da família são normais e perfeitamente aceitáveis. Se não existirem problemas familiares é porque não é família. Qualquer membro do FBE tem as portas abertas para sair quando achar necessário e conveniente. Nada impede. Basta enviar e-mail para forumendodontia+unsubscribe@googlegroups.com . O processo é automático.Nem é preciso escrever ou justificar a sua saída.
Lembrando sempre que todos os membros são nossos convidados. Eduardo e eu, somos os anfitriões. Não somos donos de nada. Não ganhamos dinheiro. Ganhamos prestígio, satisfazemos as nossas vaidade humanas que gostosamente compartilhamos com todos.
As portas estarão sempre abertas - escancaradas - razão pela qual é recomendável sair pela frente e com elegância, característica dos homens de bem. Pensar que farão falta, é excesso de vaidade, carência e falta de sabedoria. Ninguém é importante. Ninguém. Nem membros nem coordenadores.
Não somos nada, nada, nada -  temos muito que aprender. Afinal o nosso mantra não é Compartilhar o Conhecimento?
Obrigado pela grande demonstração de amizade. Abraços com saudades do,
Ruy.

Comentários

Postagens mais visitadas