Negociando Canais - ENDODONTIA CLÍNICA



Segurança e eficiência - ÊXITO TERAPÊUTICO

 Todos os canais apresentam curvaturas. Mesmo os canais que possam parecer retos nas radiografias têm um certo grau de curvatura nas orientações mesial a distal e vestibular a lingual. Os canais radiograficamente “retos” são tratados do mesmo modo que os canais curvos. As técnicas, princípios, e cuidados exigidos são,  idênticos. A única diferença entre os dois tipos é que a margem de erro é mais reduzida nos sistemas de canais curvos.
1 - Criação de acesso
2 - Negociação do terço do canal, ou da totalidade do canal, conforme o caso
Na negociação, a utilização de limas manuais pré-curvadas #6, #8  ou #10 podem dar ao clínico uma boa indicação do canal a preparar. Por exemplo, se o canal resiste ao avanço da lima pode existir uma curva acentuada, ou o canal estar calcificado, ou podem ocorrer simultaneamente as duas circunstâncias. 
Em qualquer dos casos, uma experiência continuada em dentes extraídos pode tornar o clínico proficiente no que se refere à negociação. Uma raiz que não permita a introdução de limas manuais K #6 a #10 exigirá muito mais esforço para instrumentar de forma optimizada do que nos casos em que a lima cai rapidamente até à constrição menor (CM) do forâme apical.
3 – Patência
Clinicamente, assegurar a patência exigirá que uma pequena lima manual K seja previamente curvada  e que passe através da CM, não mais que um milímetro. Durante a obtenção da garantia da patência é importante que o clínico compreenda que a CM não deve ser violada seja de que maneira for ou seja, não deve ser alargada ou transportada, etc..
4 – Criação de uma via de penetração
A via de penetração está criada quando uma lima manual #15 roda livremente no canal. Logo que a via de penetração esteja criada, o canal está pronto para ser alargado com limas rotatórias de níquel-titânio. Para canais que sejam inicialmente difíceis na negociação com uma lima manual #6 isto representa uma significativa quantidade de trabalho. 

Mantenha a Calma e a Disciplina.

Comentários

Postagens mais visitadas