ENSINO SIMPLES + ENDODONTIA FÁCIL = PROMOÇÃO DE SAÚDE


A cada dia que passa fica mais evidente que formar opinião, educar, orientar não necessita dos efeitos especiais de "Hollywood". Nada complexo, nada tecnológico apenas seriedade e comprometimento.
"Comprometer" - deriva do latin compromittere e compromisso deriva do latin compromissu ambas remete ao sentido de assumir uma obrigação ou promessa firmada com outra parte que é muito bem explicado na  Parabola Galinhas e porcos .


Ensinar não é agradar, ensinar não é fazer show, não é enriquecer. Ensinar é doação. Ensinar endodontia é definir diante de tantas alternativas tecnológicas a possível de ser realizada com vistas à promoção de saúde e benefício ao próximo. Busca-se o diálogo, a troca de experiências realmente vividas observando o grau de dificuldade, o grau de habilidade, o planejamento e maneira simples de realizar o protocolo.
Ensinar o simples e básico, evidenciando a importância da manutenção da cadeia asséptica, a redução da microbiota, a remoção do conteúdo do canal, a modelagem e posterior selamento, nos aproxima do cumprimento da missão. Porém, o show ainda é o caminho mais rápido para elevação a auto estima daquele que ensina.
Clara está a necessidade de ciência, pesquisa, investigação, evidências e  tecnologia, mas tenho a consciência de que tudo tem sua hora certa. Sendo assim, formar, moldar, modelar, fazer descobrir, bem como  se aproximar do momento mágico da plena compreensão, exige foco, serenidade e muito comprometimento.
Passei quase a minha vida inteira ensinando os conceitos e a técnica de maneira simples, porque assim a realizo. Na minha prática, executo o que ensino nas mais diferentes variações de seus graus complexidade. Isso me faz feliz, alegre e sereno, porque ensino o que faço. 
Profissionalmente, como clínico  especialista, devo muito ao "PRAZER DE FAZER" e ainda muito mais ao "PRAZER DE ENSINAR" aquilo que faço.

Obrigado meus alunos

Comentários

  1. Obrigada professor por tudo que nos ensina dessa sua grande sabedoria!! E eu, tenho um prazer enorme em estar ali, em sua frente, bestificada com a sua facilidade em transmitir seus conhecimentos e aprendendo muito com vc! Thank you!!! You are the best!!! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Com a declaração de amor pela profissão que você deu acima José Luiz, temos a confirmação de que não basta curso de oratória para a pessoa se comunicar no dia-a-dia. Ela precisa de uma comunicação acertiva, dando tratos aos detalhes do contato com a hierarquia a quem se dirige a palavra. E você, através de sua postura e humildade, consegue fazer isso como poucos. Isso é competência pura!...Um grande abraço. Ana Penna

    ResponderExcluir
  3. Prezado Prof. Lage Marques,

    Palavras muito bonitas e claras! Parabéns!
    Quando se coloca o coração naquilo que se faz, o prazer é mútuo. É tanto para quem faz, quanto para quem recebe!
    Um abraço,

    Marcelo Soares Bertocco
    Especialista e Mestre em Endodontia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas