Como não se estressar com molares CURVOS, conheça a Psicoimunoneurologia

O ramo da neurologia que estuda a fabricação de neurotransmissores do bem estar chama-se psicoimunoneurologia. Um palavrão que se refere à psicologia(psico), ao cérebro e ao sistema nervoso(neuro) e a sua força de defesa o sistema imunológico(imunologia). Esse ramo da medicina tem redescoberto o que muitos estudiosos da filosofia da "tradição" denominados "misticos" ou "ocultistas", já sabiam há séculos: "sentir-se bem faz bem a você". O denominador comum: "prazer":

- Acalma a turbulência emocional e química induzida pelo estresse, que faz mal a saúde.
- Desencadeia um fluxo de substâncias químicas que fazem a pessoa sentir-se bem e melhoram a saúde,(neurotrasmissores).
- As substâncias químicas que fazem a pessoa sentir-se bem, fortalecem o sistema imunológico.


As pesquisas mostram que, usando-se um placebo, que não importa qual a sua origem: passear com seu cão, ver um vídeo favorito, um show especial, tratar um molar com quatro canais, dar muitas gargalhadas, fazer amor... seu sistema imunológico não sabe, (ou não se importa em saber), qual é a origem do placebo. Torna-se irrelevante saber se você foi tratado com uma droga falsa, um procedimento cirúrgico de faz-de-contas ou uma dose saudável de abraços, risos e bom vinho.  


Em todos esses casos a mente pode triunfar sobre a matéria. O "barato" natural está em sintonia com o sistema imunológico e aumento de IGA entre muitos outros processos neuroquímicos. Para quem quiser se aprofundar na PNI fica a sugetão do livro dos Profs. doutores e pesquisadores, Carl J. Charnetski & Francis X. Brennan cujo título é: "Sentir-se bem faz bem a você", (Editora Gente). Alí você encontrará além das comprovações científicas, sugestões fáceis e prazerosas para fortalecer seu sistema imunológico e prolongar sua vida realizando o que gosta da melhor maneira possivel. Transforme a endo, a odontologia, em um " grande barato" da sua vida. Um trabalho direcionado à médicos e afins mas com uma linguagem que abrange o público em geral.


Edilene Boldrini, JLLage-Marques

Comentários

Postagens mais visitadas