A MULHERIZAÇÃO DA ODONTOLOGIA


A presença da mulher no mercado formal de trabalho continua crescendo, aponta pesquisa da Fundação Seade e do Dieese relativa à região metropolitana de São Paulo.

Nota-se que a Odontologia, em virtude do  seu conteúdo e prática, nunca se revelou uma profissão masculina. A exigência da força física, da maior resistência ao sofrimento humano e "sangue frio" para as intervenções, tem origem cultural de que a mulher, pelas suas características físicas, não poderia exercê-la.

Atualmente, os dados apontam para 70% de participação das mulheres. As justificativas são: o caráter liberal da profissão, a oportunidade que oferece em adequar o exercício profissional e a flexibilidade de carga horária. Além do que, a grande aceitação pelos pacientes é justificada pela paciência, tranquilidade, conhecimento, dedicação e muita competência. O atual domínio feminino no mercado de trabalho odontológico é visto com bons olhos.
Assim como no mundo corporativo, politico, social e acadêmico onde elas ocupam  importantes postos de comando, estamos diante da “MULHERIZAÇÃO DA ODONTOLOGIA”.

Isso para nós homens é muito bom porque o homem que vive AMANDO as mulheres, agora na Odontologia, viverá À MANDO das mulheres.

P.S. Pelo sorriso dos meninos na foto dos formando USP diurno 2011, dá pra ver que somos muito felizes...(Parabéns aos futuros colegas)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas