O MELHOR DOS MELHORES - Educador, clínico e tutor - Dr. HERBERT SHILDER

Para o Dr. Herbert Schilder


Dr. Herbert Schilder cresceu no Brooklyn, Nova Iorque, e recebeu o título de Doutor em Cirurgia pela Universidade de Nova York . Obteve também o titulo denominado de pós-graduação avançada da Temple University. Iniciou sua carreira como membro do corpo docente da Universidade de Boston em 1959, tornando-se professor e chefe do departamento de Endodontia em 1963. E com total dedicação realizou suas tarefas na UB vindo a se aposentar em 2003.

Dr. Schilder foi fundamental na criação da Boston University School of Dental Medicine, em 1960. Foi o mais importante endodontista da época e responsável pela popularização dos conceitos da Endodontia que envolvem até os dias de hoje a "limpeza e modelagem do canal radicular do Sistema" e "Vertical de compactação de Guta Percha termoplastificada ". Dr .Schilder , apesar da sua estatura, foi considerado um gigante na especialidade em virtude da sua influência na criação do conceito que liga o conhecimento da anatomia do sistema de canais radiculares ao resultado do tratamento da patologia endodôntica. Para muitos conhecedores da área, a palestra "Fundamentos em Endodontia" foi a primeira vez que todos realmente compreenderam a relação entre a ANATOMIA, a BIOLOGIA e a ETIOLOGIA da doença endodôntica.


Foi ex-presidente da Associação Americana de Endodontistas (AAE), ex-diretor da Câmara Americana de Endodontia, e vice-presidente da American Dental Association, Dr. Schilder escreveu dezenas de artigos científicos e capítulos de livros e palestras em mais de 30 países e em todos os continentes. Em 1995, recebeu a honra mais alta AAE, o Prêmio Edgar D. Coolidge, atribuído a indivíduos com exemplar dedicação à odontologia e Endodontia, e participação ativa na Associação Americana de Endodontistas ao longo de sua vida profissional.

Mais recentemente, o nome de Schilder se tornou mais conhecido pelo público por causa da menção de "Técnica de Schilder" no popular filme da Disney de animação, "Procurando Nemo".


Um dos maiores legados  do Dr. Schilder são os cerca de 500 Endodontistas distribuidos por todos os cantos do mundo que tiveram a sorte de realizar a pós-graduação teórica e clínica cursando o seu programa. Ele foi implacável e obstinado em produzir a mais alta qualidade de resultados clínicos e não esperava nada que não fosse o maior esforço de cada um dos seus alunos. Era perito em extrair sempre o melhor em si, não importando quão difícil fosse a situação no momento. Todos os que estudaram na BU não eram apenas estudantes de pós-graduação de Endodontia, eram sim residentes de Endodontia do Dr. Shilder e por isso, a ele firmavam o seu total compromisso. Apesar de não ter cursado a Boston, me sinto um dos membros da família ENDO BU pois tive a oportunidade de conhecer o Dr. Shilder  e por vezes trocar idéias com ele e seus seguidores, podendo assim confirmar a sua efetiva participação nos avanços da endodontia.

Deixo aqui o meu abraço ao grande e querido
MESTRE DOS MESTRES
O MELHOR DOS MELHORES
Educador, Clínico e Mentor

HERBERT SHILDER

Comentários

Postagens mais visitadas